quinta-feira, 28 de julho de 2011

A CRISTOGÊNESE NOOGÊNESE - TEILHARD DE CHARDIN



CAPÍTULO III 
A cristogênese noogênese: 


 Pierre Teilhard de Chardin
 
Noogênese
"Designa o movimento do universo 
em que, por um processo de concentração 
de elementos progressistas de sistemas encomendados
cada vez mais e cada vez mais focada,
 leva ao surgimento de uma noosfera,
no final de uma deriva de complexidade 
A Consciência " 
(História: 199)

Quanto ao aparecimento do homem Teilhard pergunta: O que aconteceu entre
últimos estratos do Plioceno, no qual "ainda não tinha aparecido o homem" e
nível abaixo do qual os geólogos estão espantados de reconhecer o início
corte de quartzo? Qual é a verdadeira magnitude do salto? Surgiu no final do Plioceno inteligente ou pensativo: o Homem. Mas houve a intervenção divina na formação homem? Teilhard afirma:

"Os espíritas têm o direito de defender
tal transcendência aproximadamente verdadeira 
do homem sobre o resto da natureza. 
Nem Materialistas ir sem camisa quando afirmam 
que o homem é apenas um termo 
a mais na série de formas de animais "

(Teilhard, FH: 206) 

O homem é um estado da matéria, um modo de vida, uma espécie animal e uma espécie da ordem dos primatas, próxima ou remotamente relacionados com todos os seres vivos e mesmo com todo o material. No entanto, é um grande erro dizer que
nada mais é do que um animal.

Por ser reflexivo, que não são diferentes de outros seres, mas nós
os outros. E por causa da acumulação de conhecimento e não são, mas vamos
fazendo. Teilhard e outros evolucionistas consideram o homem como o culminar de processo evolutivo na Terra, talvez pelo fato de que somos homens
(Antropocentrismo), mas talvez também porque eles realmente são, como em nós material tem um reflexo sendo refletida e, portanto, com potencial de evolução ilimitada.

"O último passo no progresso evolutivo e
Só pode ser considerado como a premissa
do progresso ilimitado no futuro evolutivo 
é o grau de inteligência envolvido na real
linguagem e do pensamento conceitual, 
e esse grau
encontrado exclusivamente no homem "
(Huxley, 1965: 544)


O homem é capaz de acumular experiências 
em tempo e informar o
outros indivíduos da espécie (educação)

a. - Educação e Vida

Para Teilhard, a educação tem um valor universal biológico. 

"A vida continua
constantemente adicionando a si mesmo 
que vai aderir "(PH: 39)". Seja mais está acima
nada, saiba mais ... para ser fiel à existência, 
deve conhecer mais e mais "(PH: 32

- 33) na aditividade escala animal é feito primeiro pelo reprodução. "Observado durante um período suficientemente dilatado, é claro
cada ramo é modificado zoo em sentido estrito (como membros ou
dentes o desenvolvimento do cérebro relativa, etc.) para que alguns personagens  aumentaram de um extremo ao outro da cadeia durante a marcha "(PH: 43)
 
Teilhard argumenta que há uma transmissão 
da linha germinativa de características adquiridas. 

Em biólogos que se recusam a admitir isso coloca a questão: "Você já pensou
Enquanto no caso dos insetos incontáveis ​​que morrem sem saber sua progênie
comportamento adulto, porém transmitida para a descendência que nunca viu?
Se, como parece necessário assumir este comportamento foi descoberto por um dia tateando espontânea nos dias em que uma distribuição diferente das estações de vida ou de metamorfose, os pais sabiam e treinar seus filhos, é
neste caso, o resultado da educação tem vindo a penetrar a semente
prestes a construir sobre ele, um personagem tão fisicamente determinada como altura, cor e determinações outras espécies hereditária ou raça "(PH: 43).
 
Aditividade, segundo é de aprendizagem. Por exemplo,
cães, gatos, pássaros, macacos, são animais que treinam seus jovens para mil
gestos diversos como voar, a caça, a construção de seus ninhos, e assim por diante.

No nível humano continua através aditividade da Educação entendida como
ensino e aprendizagem quadro é cultura.

Teilhard argumenta que a educação não é um epifenômeno artificial, acidental acessório, mas é uma das formas essenciais e atividade biológica natural e que ela herdou trabalho biológico continua. 

Assim, no pensamento Teilhard de preservação, acumulação e transmissão do adquirido assume uma maior importância do que é a magnitude da biogênese. 

"... Por que não reconhecer, 
no entanto, este desenvolvimento do paciente 
e contínuo de aquisições...
O sinal da própria vida humana " 
(p. H: 45)

Leia este artigo bem escrito por Teilhard de Educação e da Humanidade.
"Imerso desde o nascimento no meio educação humana, geralmente não temos nenhum desejo não há tempo para refletir sobre o que ele representa, é si é em relação a nós e ainda se pararmos os nossos olhos sobre ele mesmo um momento como nós maravilha!
Mentalmente fazer a seguinte experiência.

Tentar separar-nos, um a um, os Coisas que socialmente que temos recebido. Excluídos, Naturalmente, a mais recente mídia (Terra, ar, éter), recentemente desenvolvido ciência. Mas devemos ir mais longe de distância.

Segreguémonos de toda a indústria, todos os agricultura. Tentar esquecer a história. Supor a ausência de qualquer idioma. Vamos para o proximidades deste estado é quase inconcebível que iria encontrar, antes do universo, a nossa consciência absolutamente virgem mente de qualquer influência humana. O que resta vivo em nós após esse desnudamento? " (PH: 44 - 45)

Devemos considerar que nós seres humanos somos confrontados com posrealidades e que cada um de nós há também estes dois tipos de realidades.

1 .- A realidade física natural, que não é o produto de seres humanos.

2 .- A realidade sócio-cultural que é o produto de seres humanos.
Fenômenos educativos que ocorrem no sócio-cultural. Devemos considerar

A vida típica do homem consiste em:
1 .- Para viver em sociedade.

2 .- Ter como ponto de referência absolutamente indispensável que é criado por
sociedade: a cultura. Você não pode falar de cultura sem que a sociedade tanto como formar uma estrutura. 

De fato e de direito são animais
que são humanos. 

Na verdade nós somos animais Enquanto nós são produtos da natureza, os seres humanos têm o direito como um adquiriram uma nova categoria. Somos uma realização de uma sociedade particular.

O a sociedade ea cultura nos deram os seres humanos. 

Para Teilhard esta pergunta: O que resta de nós se deixarmos todos
nossa herança cultural?. Ortega y Gasset disse que o homem inventou uma vida.

Educação, assim entendida como o ensino ea aprendizagem
ter como referência a cultura é um fenômeno de mudança, transformação.
Graças ao processo educacional pelo homem vai devagar. Ele adquiriu e
acumulado ao longo dos anos é parte da humanidade ao ponto de que ela é
inseparável da bagagem cultural adquirida. Em outras palavras, a evolução continua na homem através da educação que ocorre como um fenômeno social. 

"... É um nova forma de transformação evolutiva, 
o desenvolvimento da tecnologia e científica ...
"(Lewis Towers, 98) e Huxley acrescentou:"

A evolução humana não é biológica, mas sociológica. 
Ele funciona por um mecanismo 
de transmissão cultural " 
(Lewwis-Towers: 98).

É maravilhoso ver o progresso do homem ao longo dos anos. A partir de
primeiros homens de inteligência baixo quando comparado ao nosso, ainda tiveram uma menor capacidade craniana, até o homem moderno há uma ascensão vertiginosa. Mas últimos anos, não teria parado e os avanços da inteligência humana?

Somos mais espertos do que nossos pais?

"... Não podemos fingir que somos individualmente
mais espertos do que nossos pais 
e ainda Graças aos esforços adicionais de todos eles 
é sem dúvida, ter uma melhor compreensão 
do que eles dimensões se poderia fazer, 
as demandas as esperanças e as possibilidades
acima de tudo, unidade profunda do mundo, 
em nós e ao redor nós "(PH: 47)


Tem sido assim ao longo dos séculos 
o progresso do desenvolvimento,
da humanidade.

A humanidade está gradualmente se tornando conscientes de seu nascimento, sua história, seu ambiente natural. Teilhard aponta para
a tarefa difícil da educação:

"Não há nada tão difícil de remover,
tão lento na tomada de evoluir, 
tão difícil se conter, como uma multidão. 
A pluralidade inanimados lança um véu 
sobre os grupos de indivíduos: 
ele faz a compra toda Na virada do Matter " 
(EG: 54)


Para Teilhard, 
a formação de uma elite foi crucial: "
... um dos principais tarefas da democracia 
é aumentado em maior número "
(Mathieu, 1970: 173)

Teilhard seguindo seu pensamento evolucionista faz três reflexões sobre o
Educador:

1 .- Dado que a educação continua a evoluir (que há milhões de anos
áreas até o Mundial de consciência cada vez maior): "... o educador tem
procurar manter e prazer de seus esforços em um significado mais profundo e comunicativo desenvolvimentos alcançados ou esperados pela natureza. Cada uma de suas aulas deve amor, amor e fazer o que é a conquista mais invencível e definitivo da vida "
(PH: 50)

2 .- Pelo fato de que através da educação é uma verdadeira convergência de
pensamentos e idéias: "O professor é diretamente responsável por garantir a unanimidade humanos, se você tem a falar sobre literatura, história, ciência ou filosofia, constantemente viver conscientemente prosseguir a sua realização. A crença apaixonada na objetividade e da magnitude das esperanças humanas a ser a chama do contagiosa de ensino. "(PH :50-51)

3 .- Quanto à evolução converge Teilhard humanos no Omega ponto (Deus), vai
Educadores cristãos: "... todas as enriquecimento humano qualquer, não é mais
mas a poeira, a menos que ela se torna a coisa mais preciosa, o mais incorruptível todas as coisas, o centro adicionado ao amor imortal, tal é a ciência suprema e tal. é a última lição do educador cristão "(PH: 51)

b. - Evolução e do socialismo.

Teilhard argumenta que o socialismo é um fenômeno cósmico. Ela nos diz que
a multidão foi inicialmente dissociado, ea multidão foi para a matéria ea multidão foi Matéria. Importa se juntou, se entrelaçou, foi sintetizada, parecia complexo de Vida.

A evolução contínua da matéria na evolução da vida, a evolução da Vida,
a evolução da consciência e da consciência de Socialização.
Socialização é uma propriedade universal da matéria primária e vitalizado. Ele
formas de socialização pode ser visto na formação de colônias de animais (polypary) A Homo sapiens é um ser social. Ele viveu e nasceu em uma antropiana sociedade. 

Nossos antepassados ​​antes de nós sempre em grupos ao redor do fogo, 
 Mas o fenômeno da socialização humana  começou então.

História
história humana é a subida gradual 
da humanidade  de Estados fracos 
altamente socializado.

Nenhum poder impedirá a marcha da humanidade rumo a uma socialização total, como nenhum poder humano pode impedir que uma barra de ferro aquecido para dilatar.


Seria mais fácil prevenir a Terra 
como a humanidade 
se voltam para os totais. 

O mundo é tensão para a socialização. Nossa missão é acelerá-lo. Nosso perfeição, o nosso interesse como os homens não pode consistir em nada além de transportar mais acabar com todas as nossas forças, esse processo de socialização.

Mas tenha em mente que é incomparavelmente mais difícil construir um
nova sociedade para baixo a esta sociedade individualista. Construir uma nova sociedade requer o mais longo, o mais tenaz e os esforços mais difíceis: o trabalho Missa diária. Mas apesar de todos os contratempos e devemos ser dificuoltades otimista. 

O socialismo é um terremoto, 
é um movimento cósmico. 
Ele definitivamente imposta.


Vivemos em uma época de distúrbios gigante. O mundo humano é mais ou menos mar agitado. As classes confronto uns contra os outros para exigir mais justiça. O consciência mais humilde trabalhador é abertura para as idéias de invencivelmente

Democracia e de associação. Se uma coisa é clara hoje é a incapacidade dos políticos dominar a Terra. 

Os homens tentam em vão manter a ordem social e internacionalmente. A crise financeira e social irão lembrar-nos como nossas teorias nessas áreas permanecem obscuros e os nossos procedimentos bárbaros.

Como interpretar o tempo presente?
Alguns historiadores dizem que nós estamos correndo para deixar de ir ao passado laços que ainda mantêm o Neolítico. Acreditamos que o mundo em que vivemos é um mundo em fragmentos e não procuram um mundo de fragmentos que estão separados.

Mundo que se esforça para unir e não se desintegrando mundo. Crescimento e Crise sintomas da morte. Afinidades essenciais e não-permanentes do ódio. Agora é a hora que se os homens são sempre vistos, compreendidos em um ponto é definida como contradição ruptura, ou renovação de um corpo de convenções e preconceitos. Neste ponto, todos nós precisamos de algo mais.
Da próxima vez é que a massa da humanidade, tornando a fechar sobre si mesmo mesmo, irá reunir todos os seus membros dentro da unidade, finalmente, alcançado.

A um pouco mais e forma, mas um único bloco. Ao cancelar a eliminação da divisão da sociedade em classes antagônicas deram um salto qualitativo na história da humanidade. No entanto, não devemos esquecer que todo o trabalho duro. Cada progresso socialização a ser pago, tanto de socialização, tanto sofrimento.

c. - A primazia da pesquisa científica

Teilhard afirma que os seres humanos modernos em seu processo evolucionário está entrando em um nova era: a da pesquisa científica:
"Durante um século de pesquisa, na Terra-ção tornou-se científica, quantitativa e formas qualitativa do capital, quando não a forma principal - de atividade terrestre reflexivo. (CC: 246)

Cientista pesquisa destacada é uma nova espécie de Homo sapiens. Ele
pode ser chamado Progressivus Homo. Para os representantes desta nova
humanos, tem mais futuro que o presente. Os trabalhadores da terra. São
engenheiros que constroem uma nova terra. No século XVIII os representantes desta espécies foram poucos. Eles foram considerados como livros raros, "Curious", seres isolados.

Pesquisadores científicos de hoje estão na casa dos milhões, não dispersos de forma aleatória, mas distribuídos em um grupo prolífico e de suporte. Eles percebem que o homem o único não o progresso. A humanidade não pode avançar através de esforços individuais isolados. O Homo Progressivus goza de grande prestígio e todas as considerações de Homo Sapiens.

d. - A pesquisa científica e religiões.
O cientista de pesquisa deve ser considerada uma espécie "de sacerdote ". Pesquisa é uma função sagrada. É tão nobre como qualquer outro
forma de apostolado. Talvez o mais elevado de funções humanas. No entanto, o religiões do mundo não tenha notado. A investigação deve ser um
obrigação moral.

O cristão é para diminuir a dor da Terra ou, pelo menos, abrandá-la não só
através da oração, mas especialmente para o esforço de investigação. Igrejas
ainda não compreendem que seus missionários são bem sucedidos apenas em populações carentes. - desenvolvidos. Quando enviados entre trabalhadores e
laboratórios são os "apóstolos" que agora são deixados para converter. Igrejas têm perdido o significado da terra. Não há mal-entendidos significativa do novo "Cristogénica de e trabalho de investigação.

O trabalhador ainda é visto no fundo, como um castigo e
Pesquisa como um acessório que é abençoada, mas que não acredita nele. Segue-se ocioso de espera para a oração do Apocalipse ou o milagre é natural que o trabalho capaz de entregar. É preciso desenvolver um novo evangelho: que a conquista do humano. Não só temos interesses e para fornecer, mas também acredito na pesquisa.

Caridade nos obriga a construir um mundo melhor. Devemos ser o primeiro
lançar em qualquer ataque que é feito para a grandeza da humanidade. O
Igreja deve incluir entre os deveres essenciais do cristão, o sagrado dever do
Pesquisa. Para a vinda do reino de Deus é necessária para o homem a conquistar cetro da terra. Sem saber e sem pesquisa não há desenvolvimento humano, nem é hoje possível uma paixão real.

Todas as nossas energias devem estar disponíveis para a conquista, isso é o que o mundo espera de nós. Devemos estar dispostos a dar minha vida para conhecer e ser muito mais do que ter. Sabemos fidelidade a um desenvolvimento universal.

e. - A era científica.

O grande evento do século XXI e que o advento da Pesquisa Ciência. Estamos nos aproximando de uma era industrial, mas uma era de Pesquisa. É, definitivamente, sobre a idade das civilizações começa idade da civilização. Estamos caminhando para uma era da ciência. Por uma explosão de ciência.

De fato, quantitativamente (o número de indivíduos empregados) e
qualitativamente a importância dos resultados) de Investigação Científica
é a principal forma de terreno atividade reflexiva. O futuro não pertence aos estados não dedicam parte de seu produto nacional para a pesquisa.
O peso da concorrência internacional é cada vez mais se movendo em direção ao plano espiritual e um concurso de criatividade científica. É um escândalo
biológica, é um fato brutal algumas vontades deixe de pesquisa ou
instituições privadas. Pesquisa e contribuir para o progresso técnico
progresso intelectual. Pense na imprensa, que multiplicou o livro e permitiu a difusão instrução.

Para Teilhard progresso técnico também gera progresso moral, uma vez
que o homem livre do trabalho manual ou mecânico e tarefas destinadas a aumentar Intelectuais pode levantar mais perguntas sobre o significado último do seu esforço, sobre o seu destino e isso cria novas demandas espirituais. Seria perfeitamente inútil tentar espiritualizar a nossa volta no universo de tecnologia sem primeiro ou mesmo tempo e vice-versa. Através da pesquisa emergentes no mundo um novo ser, aumento da consciência.

f. - INVESTIGAÇÃO Ciência e Guerra.


Teilhard diz que chegará um dia 
em que todas as energias humanas são sublimadas

Pesquisa na última vez de ser acumulado na sua mais primitiva e
guerra selvagem. De fato, a guerra absorveu desde os tempos pré-históricos, um muito do gênio inventivo do homem, mas sobre o tempo a massa vai
perceber que os seres humanos são os sucessos reais das pessoas que conseguem os mistérios da Matéria e Vida.

Não há mais poesia em um instrumento para desintegrar os átomos em um canyon. Em
em comparação com as possibilidades de conquista que a ciência descobre, as batalhas e os guerreiros heróicos em breve as coisas vão parecer ultrapassado e chato. 

Lejanías passado, profundezas do espaço, os segredos da matéria, mistérios da vida. Todos essas áreas, consideradas apenas ontem, estão, neste momento, contou com uma tenacidade, astúcia, um luxo de dispositivos que, em breve absorver as torrentes de
Ouro e de energia ainda estão perdidos no pagamento de armamentos e de guerra.

"Terra ... onde os telescópios gigantes e
aceleradores de partículas absorvem mais admiração espontânea todas as bombas e todas as armas, uma terra não apenas para o exército agrupados
e pesquisadores financiados, mas mesmo para o homem na rua o dia o problema conquista de um segredo e um novo arranque para os corpúsculos, as estrelas ou matéria organizada.
Uma terra onde, como já está acontecendo, é Disposto a dar minha vida para conhecer e ser muito mais
Que têm "(FH: 338-339).

Esta nota pode completar aquele em que sustenta que Teilhard
investigação que liga os homens mais do que o desejo de ganhar dinheiro agora junta-se os homens
que são grandes empresas.

"... Os homens serão agrupadas por ordem de pesquisa
ção, como ardentemente como o fazem hoje para acumular
ouro para matar uns aos outros. Pesquisa
deixa de ser um diletante desvio intelectual, um
passatempo amador. Assumir o papel de dignidade
. primário e coletivamente "(CC: 105)

g. - Avançado.

Teilhard é muito otimista. Ela nos diz que as coisas importantes que acontecem no hoje mundo são apenas um efeito do progresso. Apesar de todas as evidências em contrário, e acreditamos que podemos avançar.

O que deve nos impressionar mais do que todos reviravolta política está na mão as armas monstruosas os navios de guerra enorme e bombas, não há
agora, telescópios, ultra poderosos eletroímãs, máquinas industriais
a desintegrar-se os átomos.
 
A humanidade já está embarcando 
na exploração e conquista de um mundo melhor. 

Uma fração substancial da humanidade civilizada dedica sua vida a servir os mistérios do universo, continua com a outra fração o vosso zelo a vicissitudes da luta. 

Somos poetas ou sonhadores?  
Talvez. Mas seria fascinante que toda a humanidade tinha esses sonhos.
O homem tem uma faculdade racional, a linguagem conceptual ou proposicional e o poder para acumular experiência ao longo do tempo (cultura), que é transmitida através da socialização e educação. Isto permite-lhe organizar o futuro e construir uma segunda natureza (Técnica)

Diz-se que a vida humana é uma luta. Pode ser visto como uma luta
realizada por instrução, para a socialização. Neste sentido, podemos dizer que a evolução continua para o homem através da socialização. Somos uma espécie que tem sido ocupado juntos e não se desintegrar. É uma força cósmica que nos leva a socializar. Nossa missão é acelerá-lo.

A capacidade de conhecimento vem a responsabilidade de encontrar a verdade e em nosso sistema social, para se comunicar. Neste sentido, é imoral para qualquer homem, qualquer indústria ou em qualquer país, manter os seus conhecimentos para o benefício próprio. Como fazem as grandes potências mundiais.

O princípio da fraternidade humana 
foi estabelecido como fato científico
para provar a verdade da evolução.

A teoria da evolução e as descobertas astronômicas de hoje permitem que a hipótese a existência, em outros mundos, os seres mais perfeitos do que os seres humanos.

Se admitirmos que o homem é a seta da evolução, 
então o homem torna-se
uma tremenda responsabilidade,
que é guiar sua própria evolução.
Cristogênese

"Esta é a gênese de Cristo, e não sua natureza divina, mas a natureza
humana ... com o corpo místico (formado por todos os cristãos) "(Tale, p. 90) Para Teilhard toda a evolução até a Cristo: "Cristo é o fim da evolução, mesmo
seres naturais. "(PH 377) Teilhard fala de em muitas passagens sobre" Omega "como um termo de evolução. O termo foi tirado de São Paulo diz
Cristo é o Alfa eo Ômega, o Princípio eo Fim Ele vai se identificar com
Cristo antes do fim do mundo que Ele está longe. Assim Teilhard introduz
Deus no final de seu ponto de vista evolutivo. Deus é o Omega de toda a evolução. 

O filo Cristã é a religião do futuro. O futuro é um cristão. Teilhard diz:

1 .- O cristianismo por suas raízes no passado e apresenta o seu desenvolvimento caracteres de um filo.

2.-Este filo em sua orientação em direção a uma síntese feita a partir de progresso amor, exatamente na direção assumida pela Biogenesis seta.

3.-O impulso para orientar a sua marcha implica Polo de convergência (Omega)
Universal ..

Por outro lado, sugere que a bomba atômica é a arma de paz e, portanto, a guerra está prestes a ser banido do nosso planeta.

Desenvolvimento e design em formato PDF, pela Secretaria-Geral do Sistema de Bibliotecas e Biblioteca
Central UNMSM

"Eu acho ... que a bomba atômica é guerra que pode ser encontrado na véspera da casal e definitivamente morto. Primeira mortos no seu exercício pelo próprio excesso de forças destruição na mão, que vão impossível fazer qualquer luta. Mas a maioria radicalmente mortos em nossos corações porque, em comparação com as possibilidades de conquista que a ciência descobre, as batalhas e guerreiros heróicos não deve ser visto mas logo as coisas chato e ultrapassado. (PH: 181)

Para Teilhard o homem vai avançar até o ponto que a fome, a doença,
desastres será reduzido ao mínimo e pode ser dominado
completamente. Seu poder é tão grande que dominam as alavancas de evolução e prole, a espécie humana por este mecanismo será composto de homens que não nos defeitos anatômicos. 

Seus conhecimentos deve ser tal que não será para ele mistérios da natureza. Teilhard vê o mundo como o lugar da construção do futuro em que construir a unidade a confiança humana.

Como as células ligando-se e adquirir um certo grau de complexidade levou a
vida, e os homens cada vez mais organizada e integrada do mundo dar origem a uma cada vez mais unida. O futuro do mundo está na unidade humana. Nosso trabalho é acelerar a união de todos os homens levados por uma força cósmica evolutiva, inevitavelmente, se juntar.

Fonte:
Página 1
Pierre Teilhard de Chardin: Ramos da teoria filosófica
 REFERRALS Philosophical
Evolução. Lagoa bom, Marino.
Desenvolvimento e design em formato PDF, pela Secretaria-Geral do Sistema de Bibliotecas e Biblioteca- Central UNMSM - (Tradução)
http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3DBiog%25C3%25AAnese%2B%252B

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