C.G.Jung
Em 1937 Jung escreveu sobre o numinoso*
como uma instância ou efeito dinâmicos
não causados por um ato arbitrário da vontade.
Pelo contrário, ele arrebata e controla o sujeito humano,
que é sempre antes sua vítima que seu criador.
O numinoso
– indiferentemente quanto a que causa possa ter
– é uma experiência do sujeito
independentemente de sua vontade. ...
(eu em 1981)
O numinoso é tanto uma qualidade
pertinente a um objeto visível
como a influência de uma presença invisível
que causa uma peculiar alteração da CONSCIÊNCIA
(CW 11, parág. 6).
Desafia explicações, porém parece conter uma mensagem individual que, embora misteriosa e enigmática, também é profundamente impressionante.
Jung percebia que a crença, consciente ou inconsciente, isto é, uma disponibilidade prévia para confiar em um poder transcendente, era uma condição prévia para a experiência do numinoso.
O numinoso não pode ser conquistado;
o indivduo pode somente abrir-se para ele.
(eu em 1981)
Porém, uma experiência do numinoso é mais que uma experiência de uma força tremenda e compulsiva; é um confronto com uma força que encerra um SIGNIFICADO ainda não revelado, atrativo e profético ou fatídico.
Esta definição era compatível com aquela dada por Otto em The Idea of the Holy (1917) e Jung via o encontro com numinoso como uma característica de toda experiência religiosa. A numinosidade é um aspecto de uma IMAGEM DE DEUS supra-ordenada, quer pessoal quer COLETIVA.
Investigações de experiências religiosas convenceram-no de que, em tais ocasiões, conteúdos previamente INCONSCIENTES rompem as barreiras do EGO e dominam a personalidade consciente da mesma maneira como o fazem as invasões do inconsciente em situações patológicas. Contudo, uma experiência do numinoso não é de hábito psicopatológica.
Diante de relatos de encontros individuais como o “divino”, a ele apresentados, Jung sustentava que necessariamente não encontrava prova da existência de Deus; porém, em todos os casos, as experiências eram de uma profundidade tal que meras descrições não poderiam dar conta de seus efeitos.
A psicologia humanista contemporânea fala de tais acontecimentos impressivos como “experiências máximas”.
* Numinosum, em sua forma latina, no original inglês. [N. do T.]
APRESENTAÇÃO DA RUBEDO:
http://www.rubedo.psc.br/dicjung/aprerubd.htm
A parceria da Rubedo com Andrew Samuels se expressa na tradução
de seus textos e entrevistas ( disponíveis no site), se confirma em pequenas palestra
realizada no Rio de Janeiro e se presentifica neste projeto em comum:
a edição eletrônica do Dicionário Crítico de Análise Junguiana.
Carlos Bernardi
Marta Maria Sardinha Chagas
Marcus Vinícius Quintaes
Marta Maria Sardinha Chagas
Marcus Vinícius Quintaes
Fonte:
Dicionário Crítico de Análise Junguiana
Rubedo
http://www.rubedo.psc.br/dicjung/verbetes/funtrans.htm
www.rubedo.psc.br
Sejam felizes todos os seres Vivam em paz todos os seres
Sejam abençoados todos os seres.
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