quinta-feira, 19 de maio de 2011

TRANSFORMAÇÃO - C.G.Jung



C.G.Jung

Uma transição psíquica envolvendo REGRESSÃO e temporária “perda da condição do ego”, a fim de levar à CONSCIÊNCIA e preencher uma necessidade psicológica até então não reconhecida. Em conseqüência, a pessoa se torna mais completa.

Não sendo o mesmo que realização, transformação é um processo contínuo e, advertia Jung, mesmo aos estágios de transformação não se deveriam dar nomes difíceis e extravagantes, para que não aconteça que algo vivo se torne estático. Tida como objetivo da PSICOTERAPIA, oposto psicológico da repressão; na ANÁLISE a transformação envolve uma cuidadosa investigação da SOMBRA em todos os seus aspectos.


O simbolismo da transformação é perceptível nos ritos primitivos da INICIAÇÃO, na ALQUIMIA e no RITUAL religioso, todas estas cerimônias destinadas a impedir as lesões psíquicas passiveis de ocorrer em ocasiões de transição (ver PRIMITIVOS; SÍMBOLO). 

Toda transformação 
inclui experiência de transcendência 
e mistério e envolve a morte simbólica 

Muito embora exista uma tendência de falar algo exageradamente de uma renovação completa, não é este o caso.

Há somente uma mudança relativa, de modo que a continuidade da pessoa e da PSIQUE é preservada. Se fosse de outra forma, observa Jung, a transformação realizaria uma dissociação da personalidade, amnésia ou outro estado psicopatológico.
Pode haver transformação negativa (ver PERDA DA ALMA; PSICOSE).

Contudo, Jung estava convicto de que naturalmente procuramos obter o que necessitamos; portanto, referia-se a um INSTINTO da TOTALIDADE ou à transformação como sendo um processo natural que envolve um diálogo continuo entre o EGO e o SELF (ver EIXO EGO-SELF). Também chamava esse processo de INDIVIDUAÇÃO.

O tema da transformação perpassa por toda a obra de Jung. Seu rompimento com Freud foi assinalado por sua análise e publicação do simbolismo de transformação de um caso individual (CW 5). Seus estudos alquímicos são uma amplificação desse processo psíquico básico (CW 12, 13, 14). O rito de transformação são explorados em “Transformation Symbolism in the Mass” (CW 11).

APRESENTAÇÃO DA RUBEDO:
http://www.rubedo.psc.br/dicjung/aprerubd.htm
A parceria da Rubedo com Andrew Samuels se expressa na tradução 
de seus textos e entrevistas ( disponíveis no site), se confirma em pequenas palestra
realizada no Rio de Janeiro e se presentifica neste projeto em comum:
a edição eletrônica do Dicionário Crítico de Análise Junguiana.
          Carlos Bernardi
          Marta Maria Sardinha Chagas
          Marcus Vinícius Quintaes

Fonte:

Dicionário Crítico de Análise Junguiana
Rubedo

http://www.rubedo.psc.br/dicjung/verbetes/funtrans.htm
www.rubedo.psc.br
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: